Tu estás acima de todos
porque sabes descer
para acompanhar e resgatar
o último de todos.

Por pura gratuidade
e pela liberdade do amor
Tu vens do Alto e do Céu
para levantar quem está
no baixo e no chão.

Sim Tu queres
nos transmitir de graça
tudo o que recebeste
de Teu Pai:
a Vida sem fim
o Espírito sem medida
a Amor que vai até o fim...

Converte então
minha finitude em Tua eternidade,
meus cálculos em Tua desmesura,
minha inconstância em Tua coragem.

Ensina-me a me abaixar
para ser elevado contigo
junto com uma multidão
de irmãos e irmãs.

Pois eu quero o que Tu queres
que muitos entrem
nesta divina Ciranda
da festa que no Céu nunca se acaba.



 

Vós me vistes, mas não acreditais... (Jo 6, 36)





Em 07 de abril fizemos memória de São Francisco Xavier (*1506)...

São Francisco Xavier, um dos amigos mais próximos de Santo Inácio Loyola, cofundador da Companhia de Jesus, honrado como santo pela Igreja Católica, outras igrejas cristãs. Foi o grande missionário na Índia, no Sudeste Asiático e Japão...

Nasceu em 1506 no castelo da família na região basca do norte da Espanha, quinto filho e o caçula, de pais nobres, ricos e piedosos.

O pai de Francisco morreu quando este tinha apenas nove anos e sua mãe, querendo que o filho estudasse, o enviou à universidade. No entanto, apesar das boas universidades castelhanas (Salamanca, Alcalá), a mãe de Francisco não quis que o seu filho estudasse nas escolas do invasor (Castela), pelo que, aos catorze anos, o envia para o Colégio de Santa Bárbara, em Paris, dirigido pelo português Diogo de Gouveia

07/ABR/1541: Inácio de loyola é eleito general da pequena Companhia de Jesus. Inácio foi eleito por unanimidade dos seus companheiros...

Xavier, jovem, muito inteligente e de espírito esportivo destacava naos estudos e nos eportes. Numa competição entre estudantes na ilha do rio Sena foi declarado campeão em salto de altura. 

Após su canonização algumas igrejas e escolas foram erguidas em honra de Xavier. Um parente seu, João de Azpilcueta Navarro, foi um famoso missionário jesuíta no Brasil (São Paulo)
.



 


Com a celebração da Eucaristía no Santuario Nacional de Aparecida, presidida por Mons. Jaime Spengler, arzobispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos bispos Brasileños (CNBB), començou no dia 10/ABR a 61ª Asambleia Geral da CNBB, que vai até o dia 19/ABR, com a presença de 442 bispos de do Brasil.

Inspirados no caminho sinodal e na Campaña da Fraternidade deste ano que nos convidam a construir pontes, derrubar muros, acolher a diversidad, e a promover a cultura do encontro e do  diálogo sem cansar. Lembrando sempre da sacralidade da vida, mesmo que o parlamento europeu tenha aprovado o aborto como um direito fundamental por 336 votos a favor, e 163 em contra (39 abstenções).


 


Algum comentário?...

 


O Ano Santo de 2025 se aproxima e parece que os 5 Patriarcados mais antigos (Roma, Constantinopla, Alejandría, Antioquía y Jerusalén) caminham para uma possível comunhão eclesial que poderia ser celebrada por ocasião do segundo milênio do Concílio Ecumênico de Éfeso (431)

Celebrararemos a Páscoa de 2031 com os 5 Patriarcas juntos?

Rezemos e esperemos!