Teologia Cristã contemporânea

A FAJE e o CENTRO LOYOLA oferecem o Curso de Especialização em Teologia, pós-graduação Lato Sensu. Destina-se a agentes de pastoral, lideranças paroquiais, professores de ensino religioso de escolas confessionais, catequistas e pessoas que desejam amadurecer sua fé.

O curso integra conhecimento e vivência, cultiva o saber teológico com o sabor da alegria de quem desvela as razões profundas de sua existência.

Além das atividades acadêmicas são oferecidas noites de espiritualidade, palestras e retiro semestral. Os professores conjugam conhecimento teológico e linguagem adequada, em diálogo com a cultura contemporânea.

Aulas: às 2ªs e 4ªs, de 19h30 às 21h30. Duração: três anos.

Critério de Seleção:

Entrevista com a coordenação e elaboração de texto.

 

Documentos exigidos:

- cópia da identidade

- cópia autenticada do diploma de curso superior

– 2 fotos 3 x 4 –

 

Período de Inscrições:

28 de novembro a 16 de dezembro de 2016

30 de janeiro a 3 de março de 2017

 

Certificação:

Egressos com curso superior recebem o Certificado de Especialização pela FAJE.

Alunos não graduados recebem Certificado de aperfeiçoamento.

  

Investimento:

Matrícula: R$ 200,00.

10 mensalidades de R$ 210,00 reajustáveis a cada ano.

  

Disciplinas

 

Primeiro ano

Introdução ao Pensar Teológico

Itinerário pessoal da Fé 

Introdução à Bíblia

Revelação e Fé

A experiência da fé nos evangelhos

O ser humano à luz da fé cristã

Pluralismo cultural e religioso

Atividades Complementares

 

Segundo Ano

Paulo e o anúncio do evangelho

Fé e seguimento de Jesus

Panorama da História do Cristianismo

A alegria e o desafio de ser Igreja

Liturgia e vida cristã

Ética Cristã: corpo, afeto e relações

Maria: História e Símbolo

Atividades Complementares

 

Terceiro Ano

Metodologia Científica

Mística e Espiritualidade Cristã

Deus, mistério de amor

Morte e sentido último da vida

Sacramentos e vida cristã

Fé cristã e o cuidado com a vida

Pastoral Urbana

Temas complementares de teologia

Atividades Complementares

 

Carga Horária Total:  420 horas/aula

  

MATRÍCULAS ABERTAS 

Início das Aulas: 6 de março de 2017. 

Inscrições e informações: de 2ª a 5ª feira, das 13h às 21h e 6ª feira de 13h às 18h

Secretaria do Centro Loyola: (a partir de 30 de janeiro de 2017)

Rua Sinval de Sá, 700 – Cidade Jardim

Fone: 3342-2847

 

 

Detalhes

Filosofia e Humanidades

Filosofia e Humanidades

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Atualização

 

O curso oferece uma formação capaz de proporcionar, de um lado, um contato com áreas básicas da reflexão filosófica e, de outro, favorecer a discussão de temáticas associadas às condições de um humanismo contemporâneo. Os dois grupos de disciplinas ofertados, um voltado para disciplinas básicas do campo filosófico e outro constando de temáticas mais abertas, permitem uma circulação maior entre os recursos disponibilizados pela filosofia  e alguns dilemas postos pela contemporaneidade. Tendo em vista o avanço incessante das ciências e a velocidade das transformações do mundo atual, trata-se de examinar a vitalidade da tradição humanista e seu alcance enquanto orientação existencial.   

 

Por que a filosofia deve nos interessar? (16 horas/aula)

Tendo como referência alguns dos textos fundadores da reflexão filosófica, o curso apresenta o enraizamento existencial da filosofia e suas possibilidades como recurso de entendimento do mundo e de nossa presença nele.

Professor: Ricardo Fenati

7, 14, 21, 28 de março e 4, 11, 18, 25 de abril - terças-feiras, de 19h30  às 21h30

 

Antropologia Filosófica (14 horas/aula)

A partir da pergunta sobre o ser humano, o curso se dividirá em duas partes: na primeira, explicitaremos as concepções clássica, cristã e moderna do homem; na segunda, procuraremos identificar, de modo sistemático, o que nos define como seres humanos.

Professora: Claudia Maria de Oliveira  

9, 16, 23, 30 de março e 6, 20 e 27 de abril - quintas-feiras, de 19h30  às 21h30

 

Os sentidos da beleza (10 horas/aula)

O curso irá explorar os sentidos da beleza no pensamento moderno e contemporâneo, como um modo de ampliar a compreensão do ser humano e de suas possibilidades.

Professor: Clóvis Salgado Gontijo

2, 9, 16, 23 e 30  de maio - terças-feiras, de 19h30  às 21h30

 

A crise da subjetividade na pós-modernidade (8 horas/aula)

Apresentação e discussão da crise contemporânea em seus aspectos subjetivos e culturais.

Professor: Carlos Roberto Drawin

6, 13, 20 e 27 de junho - terças-feiras, de 19h30  às 21h30

 

Religião e Cultura (14 horas/aula)

A religião tanto pode ser pensada como um componente da cultura, como também, um lugar singular de crítica da cultura. Com o propósito de compreender a experiência humana na contemporaneidade, serão abordadas questões e temáticas da fronteira entre essas duas dimensões.     

Professora: Milene Costa dos Santos

4, 11, 18, 25 de maio e  9, 16, 23 de junho - quintas-feiras, de 19h30 às 21h30

 

Teoria do conhecimento: quando temos razão?  (16 horas/aula)

Exame das principais correntes no campo da teoria do conhecimento, sejam as defensoras da possibilidade do conhecimento, sejam as associadas ao ceticismo. Ênfase especial será dada aos debates no campo da filosofia da ciência.

Professor: Ricardo Fenati

1, 8, 22, 29 de agosto e 5, 12, 19, 26 de setembro - terças-feiras, de 19h30 às 21h30

 

Desafios atuais do humanismo  (16 horas/aula)

As transformações radicais do mundo contemporâneo põem em xeque os referenciais que balizaram a condição humana até aqui. Neste cenário desafiador, como pensar e realizar alguma forma de existência genuinamente humana que não seja mera sobrevivência de modelos ultrapassados? Haverá alguma forma de humanismo compatível com a nova configuração do mundo?

Professor: Marco Heleno Barreto

3, 10, 17, 24, 31  de agosto e 14, 21, 28 de setembro - quintas-feiras, de 19h30 às 21h30

 

Ética  (18 horas/aula)

O curso irá se ocupar seja do lugar da ética na experiência humana, seja das correntes éticas na história do pensamento filosófico. Liberdade e justiça, responsabilidade e sociabilidade, valores e diversidade social, são, entre outras, questões que integram a reflexão ética contemporânea.

Professor: Leonardo Meirelles Ribeiro

3, 10, 17, 24, 31  de outubro e 7, 14, 21, 28 de novembro - terças-feiras, de 19h30 às 21h30

 

A experiência humana da dor (8 horas/aula)

O curso se propõe pensar a “dor” ou o “sofrimento” em três passos: o sofrimento que se abate sobre nós, como no caso da doença, de uma catástrofe ou da morte de alguém amado; o sofrimento da vítima diante de seu agressor e o caminho lento do  perdão; e, enfim, o sofrimento redentor que consiste em aproximar-se da dor do outro para apoiá-lo em seu padecimento.

Professor: Álvaro Pimentel

5, 19 e 26 de outubro e 9 de novembro - quintas-feiras, de 19h30 às 21h30

 

Literatura e existência (8 horas/aula)

Leitura e análise de obras literárias em busca de reflexões de cunho filosófico acerca de problemas que afetam a existência humana, tais como a liberdade, a alteridade, a espiritualidade, a morte e a angústia.

Professora: Marília Murta

16, 23, 30 de novembro e 7 de dezembro - quintas-feiras, de 19h30  às 21h30

 

O curso será ministrado nas seguintes modalidades:

- Pós-graduação Lato Sensu – Atualização (para alunos com curso superior)

- Curso Livre de Extensão  (será possível frequentar somente a disciplina de interesse)

 

Documentação necessária:

- Cópia da identidade

- Cópia autenticada do diploma de curso superior (para modalidade de pós-graduação)

 

Investimento: R$ 200,00 (mensalidade)

 

Início das aulas: 7 de março de 2017.

 

Informações e inscrições: 3342-2847 (a partir de 25 de janeiro de 2017)

Secretaria do Centro Loyola, de segunda a quinta-feira, de 9h às 18h e sexta-feira, de 9h às 17h.

Detalhes

Ensino Religioso

 

 Objetivos do curso

  • Aprofundar a compreensão do fenômeno religioso e dos seus desafios na cultura contemporânea.
  • Refletir sobre o papel do Ensino Religioso(ER) na formação integral do ser humano.
  • Compreender as especificidades do Ensino religioso no contexto da escola confessional ou pública.
  • Proporcionar acesso a metodologias que estejam voltadas para o ER e suas especificidades quanto a didática, epistemologia, Filosofia e Linguagem.

 

Público Alvo: Professores de Ensino Religioso de escolas públicas e confessionais.

 

Carga horária total: 80 horas/aula

 

Conteúdos:

O Fenômeno Religioso (8 horas/aulas)

O curso pretende analisar o fenômeno religioso atual abordando os seguintes temas: universalidade e particularidade do fenômeno religioso; religiosidade, religião e fé; cultura e religião; experiência e linguagem religiosa. A questão da religião e o sentido da vida; a cultura secular e a crise da religião;

Assessor: Roberlei Panasiewicz

18 de março, sábado, de 8h30 às 17h

 

Panorama religioso atual (8 horas/aula)

O cenário religioso atual e os desafios da cultura contemporânea.

Assessor: Carlos Frederico B. de Souza

1 de abril, sábado, de 8h30 às 17h

 

Fundamentos de Educação Religiosa e Ensino Religioso no Brasil (8 horas/aula)

O Ensino Religioso nas Constituições Brasileiras (Federais e Estaduais), as legislações de ensino consequentes, com prioridade nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a regulamentação dos dispositivos sobre o Ensino Religioso. Aspectos históricos, sócio-políticos e jurídicos. Pressupostos para a normalidade da disciplina no currículo como área de conhecimento e a problemática da formação de professores.

Assessor: Paulo Agostinho Nogueira Batista - PUC-Minas

20 de maio, sábado, de 8h30 às 17h

 

Ensino Religioso na Escola (8 horas/aula)

O papel do ensino religioso escolar na formação integral do ser humano: a confessionalidade da escola e a laicidade do estado; as especificidades do Ensino Religioso no contexto da escola confessional ou pública; ensino religioso e a autocompreensão da dimensão religiosa universal; a legítima utilização de textos sagrados, ritos e símbolos religiosos particulares na sala de aula; a perspectiva religiosa pluralista, a liberdade constitucional de culto, o diálogo inter-religioso e a cultura da paz. 

Assessora: Gisele do Prado Siqueira - PUC-MG - Poços de Caldas

3 de junho, sábado, de 8h30 às 17h

 

Psicologia da aprendizagem e ensino religioso (8 horas/aula)

Psicologia do desenvolvimento como processo que visa à maturidade humana: pressupostos para a compreensão do sujeito da educação integral, portador de potencialidades a serem desenvolvidos nas sucessivas etapas da vida. Importância da formação da consciência moral na infância e adolescência.

Assessor: Fernando Genaro Junior - FAJE

1 de julho, sábado, de 8h30 às 17h

  

Filosofia do Ensino Religioso (16 horas/aula)

Diferença entre Ensino Religioso Escolar e Catequese. Os fundamentos, a linguagem e conteúdos do Ensino Religioso Escolar, as especificidades e contribuições do mesmo na formação integral do ser humano: internalização de valores humanos, construção do sentido da vida, contingência e finitude, desenvolvimento da dimensão religiosa (religiosidade), educação para a paz. As etapas do desenvolvimento da consciência religiosa.

Assessor: Pe. Wolfgang Gruen SDB

5 de agosto e 16 de setembro, sábados, de 8h30 às 17h

 

Fundamentos didáticos e metodológicos do Ensino Religioso (16 horas/aula)

Princípios e critérios para a renovação da prática educativa do Ensino Religioso. Fundamentos para compreensão de aspectos didáticos: o texto didático; diretrizes curriculares para os níveis fundamental e médio. Ensino Religioso no Projeto político pedagógico. A pedagogia de projetos. A proposta inter e transdisciplinar como alternativa pedagógica. Outras formas de planejamento em Ensino Religioso. O processo avaliativo adequado. Os conflitos típicos da sala de aula: postura ateia, agnóstica, fundamentalista, indiferentismo religioso, intolerância religiosa.

Assessora: Gisele do Prado Siqueira - PUC-MG

21 de outubro e 11 de novembro, sábado, de 8h30 às 17h

 

Narrativas Sagradas, textos da Literatura Brasileira e Ensino Religioso

A Narrativa Sagrada nas concepções religiosas de vertente indígena e africana. Estudo de textos recolhidos de grupos religiosos afros e das principais lendas e outras narrativas da cultura indígena. Principais gêneros literários do acervo cultural brasileiro, portadores de alguma religiosidade. Leituras de textos selecionados e adequados ao ensino religioso. Critérios para seleção e utilização de textos.

Assessor: Sibélius Cefas Pereira - PUC-MG

2 de dezembro, sábado, de 8h30 às 17h

 

O curso será ministrado nas seguintes modalidades:

- Pós-graduação Lato Sensu – Atualização (para alunos com curso superior)

- Curso Livre de Extensão 

 

Documentação necessária: cópia da identidade e do diploma de curso superior (para modalidade de pós-graduação)

Investimento: R$ 150,00 (mensalidade)  - (incluso o valor da alimentação) 

Início das aulas: 18 de março de 2017.

Informações e inscrições: 3342-2847.

Detalhes
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