Um Livro

 

Marca d’água é a imagem formada por diferenças na espessura de uma folha de papel quando se aplica uma estampa na folha ainda úmida. Pode ser vista apenas se o papel for colocado contra a luz, não interferindo no que está escrito ou impresso. A sutileza e a força da marca d’água inspiraram o novo livro da escritora mineira Elizabeth Gontijo.

 
''Ela é, ao mesmo tempo, sutil e forte porque é identificadora. Por exemplo: na nota de dinheiro, você só consegue ver a marca d’água se colocá-la contra a luz. Só assim se descobre se ela é verdadeira ou não. Isso é muito interessante. Todos nós temos a nossa marca d’água, mas ela é mais discreta, sutil mesmo. O poeta busca justamente isso: o mais secreto sob a aparência das coisas, a marca que sinaliza o primordial'', diz Elizabeth. 

 

Marca d’água (Editora Cas’a’screver), oitavo livro da autora, com prefácio assinado pelo doutor em literatura Antônio Sérgio Bueno. São 65 poemas – alguns mais sintéticos, como Triz, e outros em que ela conta uma historinha mesmo (Duas moradas). ''Gosto dessa coisa sintetizada do Triz; esse lampejo. Ele é quase um haicai'', afirma a autora. O livro tem quatro partes: Roda, que traz epígrafe de Clarice Lispector; Ranhuras, com palavras de Guimarães Rosa; Indispensável, com texto de Emily Dickinson; e A mais ver, assinado por Guimarães Rosa.

A capa foi criada por Marconi Drummond e as ilustrações são da própria Elizabeth, formada em artes plásticas pela Escola Guignard. A autora conta que desde a infância a escrita tomou conta de sua vida. ''Sempre gostei muito de desenhar e escrever. Mesmo tendo feito artes plásticas, nunca abandonei as palavras e, em 1991, decidi lançar minha primeira publicação, De cor. Não parei mais e não pretendo parar'', avisa.

Elizabeth conta que tem acompanhado com satisfação a nova geração de poetas, destacando o trabalho de Ana Martins e Ana Elisa Ribeiro. ''É uma poesia moderna, considero-as excepcionais. É muito bom ver essa renovação'', conclui.

MARCA D’ÁGUA
• De Elizabeth Gontijo
• Editora Cas’a’escrever
• 92 páginas
• R$ 40
Informações: (31) 3516-1026.