Um Livro

Ecotelogia: um mosaico

São Paulo: Paulus, 2016

 

O livro "Ecoteologia: um mosaico" é organizado por Afonso Murad e é uma reunião de artigos que promovem uma reflexão sobre ecologia, religião e consciência planetária. Busca formar uma nova e moderna consciência, relacionada com o planeta e inspira o leitor a assumir a missão de guardar e cuidar da Terra, a Casa Comum.

A obra considera sobretudo a contribuição das religiões e do cristianismo, junto com os processos educacionais, que são os responsáveis maiores na gestação da nova consciência e de novas práticas amigas da vida. A parte teológica e bíblica é especialmente bem tratada, fazendo avançar a teologia para novas fronteiras. A bibliografia é rica, com orientações que são extremamente instigantes.

Com prefácio do teólogo, escritor e corredator da Carta da Terra, Leonardo Boff, o livro contempla o trabalho de dois grupos de pesquisa. O primeiro é vinculado à Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), de Belo Horizonte (MG). O segundo vem da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, Colômbia. Assinam os artigos: Elda M. Suárez Barrera; Carlos Hernando D. Franky; Alirio Cáceres Aguirre; Luis Gabriel E. Garcia; Alejandro Lodoño; Maria Jesús S. Vallinoto; Nohora Inês P. Niño e Germán R. Mahecha Clavijo.

Entre os temas abordados, destacam-se: Ecologia, consciência planetária e bem viver; Espiritualidade, religiões e ecologia; Educar par o bem viver à luz da fé; Singularidade da ecoteologia; Conclusão e oração por Nossa Terra e outros.

Afonso Murad é doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma) e tem MBA em tecnologia e Gestão Ambiental para USP. É professor de Teologia sistemática da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e do Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista) em Belo Horizonte (MG).