Uma Exposição

 

Entre os dias 25 e 28 de junho, a Fundação Municipal de Cultura promove em Belo Horizonte a programação 1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH. Neste período, o Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro) e o Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena - Parque Municipal, s/n - Centro), entre outros espaços espalhados pela capital vão receber uma série de atividades e nomes de peso da literatura internacional.

Compõem a programação, conferências, palestras, mesas de debate, sessões de autógrafos, exposições, teatro, música, cinema, performances, intervenções urbanas, oficinas, entrevistas, saraus, narrações de histórias e, principalmente, muitos encontros. 

 

Programação de Exposições

 

"Cidades escritas"

Cidades escritas é o título da exposição do fotógrafo Daniel Mordzinski, conhecido como “o fotógrafo dos escritores", que o FLI-BH traz a Belo Horizonte. Nascido na Argentina e radicado em Paris, Mordzinski dedica-se há mais de trinta anos a retratar escritores e escritoras pelo mundo, em busca de compor um verdadeiro “atlas humano da literatura”. A exposição reúne fotos de escritores e suas cidades, tiradas por Mordzinski ao longo de sua trajetória profissional, e textos de Afonso Borges.

Local: Largo do Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena - Parque Municipal, s/n - Centro).

Durante o FLI-BH, de 9 às 22h

 

"O livro do acaso – Parceria com o projeto Encontro com o autor"

A exposição O livro do acaso apresenta o processo de criação do mais recente livro de Nelson Cruz, um encontro de textos e ilustrações do autor. O livro reúne frases recolhidas em obras de autores como Florbela Espanca, Coelho Neto, Lima Barreto e Alberto Caeiro, entre outros, organizadas em uma narrativa poética. A ideia do acaso é ampliada nesse encontro em que o autor/ilustrador organiza e harmoniza texto e ilustrações onde as irregularidades da madeira são adicionadas à narrativa visual. Vencedor do Prêmio Monteiro Lobato 2015, da Academia Brasileira de Letras.

Local: Foyer do Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena - Parque Municipal, s/n - Centro).

Durante o FLI-BH, de 9 às 22h

 

"Caleidoscópio: roupas para ler, palavras para tocar"

Exposição de estampas digitais realizada pelos estudantes dos cursos de bacharelado em Design e Tecnologia em Design de Moda – UNIBH. A mostra apresenta um universo imagético que salienta a força expressiva dos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Local: Centro de Referência da Moda (Rua Bahia, 1149 - Centro)

 Rua da Bahia, 1149, Centro

De 10 a 28 de junho: Terça a sexta-feira, de 9h às 21h; sábado e domingo, de 10h às 14h

 

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte 

Com a curadoria de Afonso Borges, Beatriz Hernanz e Leida Reis e com o tema "Imagina o mundo, imagina a cidade", o FLI-BH trará à capital mineira escritores, ilustradores, críticos e especialistas de vários lugares do Brasil e do exterior, aproximando livros e leitores.

A primeira edição do FLI-BH faz homenagem ao escritor Carlos Drummond de Andrade, que levou Minas para além de suas montanhas.

Outras informações no site www.flibh.com.br.

 

Acesse a programação completa do FLI-BH.