Uma Exposição

Entre os dias 7 de julho e 7 de setembro, a Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários) recebe a exposição "Uma Certa Itália - 15 Artistas do Piemonte".

 

A mostra vai apresentar a arte que é produzida na Itália atualmente, país que sempre esteve no centro da produção cultural ocidental, onde sua arte atravessou séculos, ditou conceitos e inovou técnicas, fazendo de seus artistas grandes nomes da história.

 

Serão apresentadas 45 obras de 15 jovens artistas italianos, sob a curadoria do especialista em arte contemporânea e Presidente da Associação Cultural Ítalo-Brasileira (ACIB), Renato Scalon, que mostram a multiplicidade e a qualidade artística da Itália Contemporânea.

 

Além das 45 telas, a exposição conta com o contraponto de uma instalação que une arte e tecnologia. Trata-se do robô Racer, o mais rápido do mundo em sua categoria, criado pela Comau, empresa de sistemas automáticos e flexíveis do Grupo FCA e patrocinadora da exposição, que dá as boas-vindas ao público. A instalação ganhou uma leitura contemporânea criada pelo designer Mario Suarez, que personalizou o robô com referência a um braço humano tatuado.

 

Piemonte

A região do Piemonte, na Itália, reconhecida pelas tradições camponesas e pela imagem industrial por entre os Alpes, passou, nos últimos 40 anos, por uma efervescência artístico-cultural, sobretudo na cidade de Turim. Uma região de realidade sociocultural circunscrita viu nascer uma nova geração de pintores, que, influenciados por tecnologias e meios de comunicação da pós-modernidade, vieram rejuvenescer a produção artística local e apresentar a cultura piamontesa ao mundo.

 

Artistas: Nicola Bolaffi, Manuele Cerutti, Docmio, Carlo Galfione, Carlo Gloria, Davide Le Grazie, Paolo Leonardo, Anna Madia, Cristina Mandelli, Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Marco Memeo, Chiara Pirito, Laura Pugno e Píer Luigi Pusole.

 

SERVIÇO

Exposição “Uma certa Itália – 15 Artistas do Piemonte na Casa Fiat de Cultura”

De 7 de julho a 7 de setembro de 2015

Entrada Gratuita

Casa Fiat de Cultura

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Informações : 3189-8900