Direção: Abel Ferrara
Elenco: Juliette Binoche, Forest Whitaker, Heather Graham mais
 
Sinopse

Tony Childress (Matthew Modine) é um ator e diretor independente, que interpreta Jesus Cristo em "This is My Blood". Com ele trabalha Marie Palesi (Juliette Binoche), que interpreta Maria Madalena. Tudo corria bem até o término das filmagens, quando, ao invés de retornar com Tony para Nova York, Marie decide viajar até Jerusalém. Sozinha na cidade, ela decide continuar a jornada espiritual inspirada por sua personagem no filme. Um ano depois, Tony está para lançar o filme no circuito americano, mas enfrenta críticas de religiosos. Ted Younger (Forest Whitaker) é o apresentador de um programa de debates sobre a vida de Jesus Cristo, que possui uma boa audiência. Ele deseja ter Tony em seu programa para discutir a visão que Hollywood tem de Cristo. Tony aceita o convite, desde que Ted cubra a pré-estréia de seu filme. Porém, enfrentando problemas com o parto de sua esposa, Elizabeth (Heather Graham), Ted não comparece ao evento. 

Comentário:

O filme é uma surpresa. Marie Palesi(Juliete Binoche) viveu Maria Madalena no filme de Tony Childress. Um filme dentro de outro filme. O de Tony é o evangelho apócrifo de Maria Madalena, um escrito do ambiente gnóstico do século 3 d.C, que mostra Maria Madalena, discípula de Jesus, como a personificação da sabedoria. 

Marie Palesi foi tocada pelo personagem que viveu e muda seu olhar para a vida. Tocada pelo encontro com Jesus, vive uma busca/encontro com Ele em Jerusalém.

Tony que viveu Jesus no próprio filme sobre Maria Madalena quer é ganhar dinheiro. Não foi afetado pela vida de Jesus.

Ted, um apresentador de TV, ateu, vive seu drama pessoal ao quase perder a esposa e o filho. O filme mostra a mudança de olhar e de sentido para a vida com a experiência de fragilidade vivida por Ted. Marie o ajuda perceber o que é o essencial na sua vida.

Nova York sempre é apresentada à noite e Jerusalém durante o dia. Ted circula pela cidade de Nova York à noite, em tuneis e labirintos de concreto... uma metáfora da própria vida.

Um filme pra ver e rever. Belíssima cena inicial em que de dentro do túmulo Maria Madalena vê o Cristo que a chama do lado de fora. Talvez esta cena seja indicativa do filme todo: encontrar Jesus é sair dos próprios túmulos/tuneis e encontrar a luz, ou seja, a vida verdadeira.

Equipe do site