Um Livro

 

Autor: Leonardo Boff

Editora Vozes, 2011

 

Neste livro o autor tenta responder o que é o Cristianismo e lembra a resposta de um mártir diante da mesma pergunta feita por seu torturador:

 

Um mistério de simplicidade. Deus nos amou tanto que se fez também um de nós. E nos amou até o fim, mesmo quando nos fizemos seus inimigos. Pois, o pregamos na cruz. Mas, por surpresa de todos, ressuscitou ao terceiro dia. E agora está aqui em nosso meio. De sua boca ouvimos e de sua vida aprendemos: quem tem o amor tem tudo, pois, o amor é o nome próprio de Deus. Por isso, devemos amar a todos, incondicionalmente, como te amo a ti que me torturas e me condenas à morte”.

 

Na primeira parte do livro o autor faz uma belíssima síntese da mensagem que o cristianismo anuncia a partir das novas descobertas das ciências em relação à origem do universo. É uma bela releitura das origens segundo a ciência e a fé.

 

Na outra parte do livro o autor narra a vida de Jesus Cristo, também a partir da exegese bíblica atual. Ressalta a centralidade da fé em Jesus Cristo.

 

O livro é um convite a contemplar a simplicidade da mensagem cristã.

 

Karla Bianca F. Ribeiro

30.03.2012