A exposição “A Forma não Cumpre a Função”, em cartaz no CCBB BH até 13 de fevereiro de 2023, apresenta as esculturas em madeira do artista belo-horizontino Francisco Nuk, que desafiam as formas convencionais com curvas inusitadas. Na mostra, móveis supostamente comuns ganham ares de surrealismo e surpreendem o público, instigando-o a pensar sobre utilidade junto ao escultor. 

No trabalho de Nuk, a serventia dos mobiliários é desmanchada no momento em que o artista quebra sua rigidez, fazendo do absurdo um conceito perseguido. As cristaleiras distorcidas não mais equilibram os cristais, as gavetas flutuam leves sem o peso dos segredos arquivados, a cômoda circular, cautelosamente esculpida, confunde os guardados. 

Na repetição, no jogo da imaginação e na constância do ofício, Francisco elabora suas esculturas com a intimidade de um poeta. As madeiras enamoradas se rendem, dançam e se livram do fardo de servir. Agora são arte. Nada mais. 

A exposição ocorre nas galerias do térreo e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB.

CCBB - Pça da Liberdade, 450

Fone: (31) 3431-9400 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças