A PQNA Galeria Pedro Moraleida do Palácio das Artes recebe, de 12 de setembro a 11 de novembro, a exposição Arte Popular Brasileira

A partir de um recorte da produção popular brasileira atual, a mostra reúne 27 obras em madeira e cerâmica que abrangem o que há de mais expressivo e original nesse segmento. A exposição é composta de trabalhos dos artistas mineiros Ananias Elias, Artur Pereira, Geraldo Teles de Oliveira (GTO), José Ricardo Resende, José Valentim Rosa, Placidina Fernandes do Nascimento e Ulisses Pereira Chaves. Somam ao conjunto obras de João Cosmo Félix, do Ceará, Antônio Alves dos Santos, de Alagoas, Cícero Alves dos Santos, de Sergipe, Francisco Moraes da Silva, do Rio de Janeiro, e Lafaete Rocha Ribas, do Paraná.

Pertencendo em sua totalidade a coleções particulares mineiras, as obras da exposição Arte Popular Brasileira representam o modo de vida de um povo, reflexo de tradições, costumes e crenças. De acordo com o diretor do Centro de Arte Popular CEMIG e curador da mostra, Tadeu Bandeira, o objetivo da exposição é apresentar ao público obras de artistas brasileiros praticamente desconhecidos.

A disposição das obras foi organizada para que as peças possam ser vistas de vários ângulos – já que a sua maioria é esculpida na frente e no verso. A ideia foi não aglomerar ou trazer obras em grande número, para que o público absorva melhor o conjunto exposto. A mostra possui esculturas e algumas cerâmicas do Vale do Jequitinhonha, uma moringa (recipiente para água) de cunho utilitário e seis outras chamadas de ‘cabeças de milagres’ – representações segmentadas da cabeça isolada do corpo. De acordo com o curador da exposição, todas as obras possuem adornos, exigindo uma boa circulação do público para que sejam apreciadas. 

 Data da exposição: 12 de Setembro de 2018 a 11 de novembro de 2018.

Endereço           

PQNA Galeria Pedro Moraleida | Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, centro. BH)

 

Preço: Entrada Gratuita

HORÁRIO: De Terça-feira à Sábado de 09:30hs às 21:00hs - Domingo de 16:00hs às 21:00hs