Ao longo de um ano, os artistas Fernando Lima e Julia Baumfeld fotografaram muros com recados em zonas periféricas de Belo Horizonte e, posteriormente, encaminharam as mensagens para moradores homônimos aos destinatários, porém de outras regiões da cidade.

 

Os registros em slides 35mm, sons e objetos compõem a exposição DEPARA, que ocupa a CâmeraSete entre os dias 26 de julho e 27 de agosto.

 

Por meio do deslocamento de um elemento representativo do espaço da favela – imagens de alguns muros com recados – para bairros classe média da cidade, os artistas pretendem estabelecer ligações entre os habitantes desses dois polos sociais da Capital.

 

Durante as andanças pela cidade, Fernando e Julia perceberam as favelas de BH, especialmente os aglomerados, como lugares extremamente orgânicos e vivos. Nesses locais, os limites entre interior e exterior, entre privado e público, são bastante tênues e, muitas vezes, os lugares são construídos por quem vai usufruir deles diretamente.

 

Assim, os fotógrafos escolheram os muros pintados com fins de comunicação justamente por representarem este limite entre o privado e o público e encarnarem em sua materialidade o caráter complexo desse limite.

 

EVENTO: DEPARA

 

DATA: De 26 de Julho a 27 de Agosto

 

HORÁRIO: De terça a sábado das 9h30 às 21h

  

LOCAL: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais - av. Afonso Pena, 737

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO: (31) 3236-7400