Entre os dias 31 de março e 13 de maio os amantes da fotografia conferem a exposição de Miguel Aun que ocupa a CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais.

 

Com curadoria de Guilherme Horta, a mostra reúne 67 obras que expressam a singularidade do olhar artístico do fotógrafo, imprimindo em seu trabalho uma identidade muito própria. Reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de Minas Gerais, Aun é apaixonado pela simplicidade do cotidiano do interior, característica evidenciada em seu trabalho. 

 

Filho de Elias Aun, dono do antigo Foto Elias, estúdio de Belo Horizonte que fazia fotos de todos os tipos, com destaque para a produção de 3x4, desde muito jovem, Miguel Aun teve contato com a fotografia. Mas, antes de adotar a profissão, cursou Engenharia Elétrica na UFMG e concluiu uma pós-graduação em Física. 

 

Um importante viés da exposição é o resgate da história fotográfica de Belo Horizonte, por meio da história do próprio Miguel e de seu pai que, além de fotografo, foi também precursor na produção de equipamentos fotográficos. No mezanino da CâmeraSete, junto à reprodução do estúdio do fotógrafo, o público encontra fotos da família e diversos equipamentos e objetos que Miguel utilizou como máquinas, equipamentos para revelação e fotos reveladas em papéis Vintage. 

 

Sete Recortes

 

O primeiro dos sete recortes é Portas e Janelas, um mosaico de imagens de janelas e portas vazias que recepcionam o público na CâmeraSete. O percurso segue com o recorteBitola Estreita, que reúne fotografias do trecho entre as cidades mineras de Tiradentes e Antônio Carlos, tiradas em 1978. O nome da série remete à distância entre os trilhos de trem, chamada de Bitola, que neste trecho é menor do que a distância padrão. 

 

O público tem contato ainda com imagens da tradicional Feira de Pirapora, na série que traz registros de pessoas que comercializam queijos, verduras, frutas e animais. São retratados também diferentes Ofícios tradicionalmente mineiros, como alfaiataria e limpeza urbana, além de um recorte que revela Cenas Pinçadas do Cotidiano.

 

Na Série Boi No Muro, estão duas fotografias selecionadas, vencedoras do prêmio Masp Pirelli. O último recorte, Nas Janelas e nas Portas, inverte a lógica do primeiro, agora com imagens de indivíduos que integram e compõem as fotos. 

 

Data de início

31 de Março de 2017

Data de término

13 de Maio de 2017

Endereço

CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais

Praça Sete

 

EVENTO: Miguel Aun

HORÁRIO: Terça a sábado das 9h30 às 21h

ENTRADA GRATUITA

CLASSIFICAÇÃO LIVRE   

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400