Algumas obras de Candido Portinari (1903-1962) são facilmente reconhecíveis para quem já teve contato com um dos mais célebres artistas plásticos brasileiros. Telas como 'Os Retirantes' (1944) e 'O Mestiço' (1934) estão nos livros escolares e são referência global sobre o legado do pintor paulista – mas sua produção incansável desde a infância deixou muitos registros, menos conhecidos, de outros caminhos que ele escolheu percorrer.

Portinari Raros: Traz à tona o Portinari invisível, ousado, que se aventurou em diversas manifestações artísticas, até então desconhecidas pelo público. Nela serão exibidos trabalhos originais, um verdadeiro mergulho no universo de obras icônicas do artista, além de projeções em grande escala e atrações que nos levam a entender obras urbanas e vida.

"Poucos tiveram a oportunidade de se impressionar com o conjunto de técnicas e linguagens que atravessam a diversidade de sua obra, revelado em imagens tridimensionais, abstratas e realistas", observa Marcello Dantas, criador e curador da mostra 'Portinari Raros', que reúne cerca de 200 obras menos conhecidas do artista em exposição no CCBB, de hoje até 7/8/23.

As entradas gratuitas estão disponíveis on-line e na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil (Pça da Liberdade, 450).

Imagem: 'Baile na Roça', pintada por Portinari aos 20 anos, ficou muito tempo perdida e marca início das temáticas brasileiras em sua obra

Equipe do site

14.06.23