Cada geração tem seus termos próprios, expressões caracterizadoras de sua singularidade e de sua identidade. Diversidade, pluralidade são termos da nossa hora, bem vindos porque indicam a disposição de acolher a diferença e de se abrir ao outro. Chegam com a força da realidade, quebram comportamentos, inauguram caminhos. E é assim que deve ser. A diversidade decorre da misteriosa amplitude da experiência humana, seja a dos povos e das civilizações, seja a dos indivíduos. Colocar-se contra a diversidade é, desse ponto de vista, uma injustificada amputação. Entretanto, como é próprio das coisas humanas, incorporado o que o tempo traz, vale a pena refletir um pouco.

 

Partir da diversidade significa reunir, com boa vontade, perspectivas diversas em torno de um tema, por exemplo, a temática religiosa, a diversidade das religiões. Significa, igualmente, que podemos, uns aos outros, explicitar, na medida do possível, o modo como pensamos e vivemos a fé com a qual estamos comprometidos, a identidade a que pertencemos. Um benefício imediato é um ganho de clareza em relação ao que professamos, oriundo, muitas vezes, do que aprendemos com quem não pensa como nós. A riqueza da experiência religiosa, sempre além de qualquer endereço confessional específico, só tem a ganhar com essa mútua exposição, calçada na sinceridade.  Não haverá pluralismo efetivo e conseqüente sem esse mergulho compartilhado na diversidade das identidades.

 

É justamente essa disposição para a conversação, para o acolhimento mútuo e cuidadoso das interferências que impede o pluralismo de ser o mero reconhecimento do que nos separa.  Convém insistir na aceitação sincera da diversidade como um ponto de partida obrigatório, fiéis que devemos ser aos sinais do nosso tempo. Mas sem esquecer, em seguida, que, deveras, o que conta é o esforço sempre renovado em favor da escuta mútua e da aproximação entre nós, os humanos.

 

 

Para pensar na quinzena:

“A civilização é, antes de mais nada, vontade de convivência”. (Ortega y Gasset)

 

 

Ricardo Fenati

01.11.2012