Uma Exposição

 

O imponente edifício do Museu das Minas e do Metal, popularmente conhecido como “Prédio Rosa” da Praça da Liberdade, abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia.

 

O prédio começou a ser construído em outubro de 1895 com o objetivo de abrigar a Secretaria do Interior, que posteriormente sediou a Secretaria de Educação. Projetado pelo arquiteto José de Magalhães, o edifício obedeceu ao padrão arquitetônico adotado em todas as construções planejadas pela Comissão Construtora da Nova Capital – o estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos franceses.

 

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em sua fachada se destacam as grandes colunas avermelhadas, executadas em pedras de calcário corado, semelhante ao mármore. Outra grande atração são as pinturas decorativas parietais em estilo eclético, descobertas embaixo de até nove camadas de tinta durante a restauração para abrigar o Museu das Minas e do Metal. O Prédio Rosa, que foi inaugurado junto com a capital em 1897, ainda abriga um dos primeiros elevadores de Belo Horizonte, de 1926, em pleno funcionamento.

 

Colocando a metalurgia e a mineração sob uma perspectiva histórica, as 18 salas do Museu apresentam de forma criativa o fascinante universo dos metais, dos minerais e de seus componentes. São 44 atrações sobre o tema, sendo 11 instalações dedicadas às principais minas do Estado.

 

Ao visitar o Museu das Minas e do Metal, não deixe de conferir a atração “Ouro”. Trata-se de um verdadeiro resgate do passeio de Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina à Mina de Morro Velho, em Nova Lima, feito em um elevador virtual que desce até 2.450 metros de profundidade na companhia dos ilustres monarcas.

 

Funcionamento:

Bilheteria: de terça-feira a domingo, de 12h às 17h, com permanência até às 18h.

Às quintas-feiras, de 12h às 21h, com permanência até às 22h.

Na última terça-feira do mês, bilheteria de 12 às 16h, com permanência até às 17 horas.

Preço: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada). Às quintas-feiras e no último domingo do mês, entrada franca.

Toda quinta-feira, às 19h30, e no último domingo do mês, às 11 horas, programação cultural gratuita.

Visitas monitoradas escolares e institucionais necessitam agendamento prévio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (31)3516-7211

 

Equipe do Centro Loyola

15.05.2013