Um Filme

 

Kolya – Uma lição de Amor

De Jan Sverak, República Checa, 1996.

Com Zdenek Sverak, Andrej Chalimon, Libuse Safrankova, Irena Livanova

Roteiro Zdenek Sverak

Baseado em uma idéia (é assim que aparece na apresentação) de Pavel Taussig

Cor, 105 min

Sinopse:

A vida do violinista Frantisek Louka é um verdadeiro inferno. Demitido de uma importante orquestra da Tchecoslováquia, ele ganha a vida tocando em funerais no crematório da cidade. Seu sonho é comprar um carro e fazer uma bela viagem, mas ele não tem dinheiro algum. A sorte parece sorrir para ele quando decide casar com a prima de um dos coveiros, apenas para que a mulher possa obter a cidadania tcheca. Louka recebe uma ótima quantia em dinheiro, sem nenhuma obrigação… a não ser cuidar do filho de sua nova mulher, que resolveu desaparecer de uma hora para a outra, deixando a criança para trás! O nome do menino é Kolya, uma criança carinhosa e cheia de vida que está prestes a transformar, para sempre, a vida do rabugento Louka.

Comentário:

O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1997. O ator que faz o personagem central, o violoncelista checo, é o pai do diretor. E foi ele, o pai, que escreveu o roteiro.

Um filme sensível, brilhante e emocionante. Uma bela narrativa.

Kolya é uma criança que acaba "sobrando" para Louka, um violinista solteirão de 55 anos e rabujento, cuidar. Narra-se junto com essa história o momento político que a Tchecoslováquia vive. O menino é russo e russos são odiados por Louka pois representam o imperialismo que domina seu país. Mas é justamente Kolya que muda a sua vida e o transforma em pai. O menino o faz ver a vida a partir de outra perspectiva e Louka acaba se encantando e cuidando de Kolya. 

Louka não tinha laços profundos com ninguém. As mulheres eram somente para seu prazer. Ao cuidar de Kolya, menino indefeso e abandonado, seu coração amolece e aflora seu desejo de ser pai, bem como de assumir um relacionamento com uma mulher.

O filme narra o impacto que "um outro" tem na nossa vida. A vida de Louka é profundamente afetada pelo encontro com Kolya, um menino que muda sua vida.

Equipe do site