Annie Leibovitz – A vida através das lentes é um documentário que fala sobre o trabalho da aclamada fotógrafa Annie Leibovitz, que nasceu em 1949 e é um dos mais famosos nomes no ramo da fotografia nas últimas décadas. A fotógrafa possui um trabalho variado: do glamour em revistas de moda e comportamento ao mesmo tempo em que capta os horrores praticados nos combates em situações de conflito.
Annie ficou muito conhecida por imagens icônicas, como a famosa foto de John Lennon com Yoko Ono, em posição fetal, oito horas antes do ex-beatle ser morto. Após o ocorrido, seu nome saiu em diversos jornais e revistas como sendo a última imagem da carreira de John Lennon e por ela destacar tão visivelmente o amor dos dois.
O documentário traz para o cinema um acompanhamento do processo de sua criação artística, como o momento no set de filmagem de Maria Antonieta (filme dirigido por Sofia Coppola), as experiências da carreira, sua relação com a fama e a vida em família.
A narrativa, dirigida por Barbara Leibovitz, irmã mais nova de Annie, traz uma visão intimista da vida da fotógrafa. Como no momento sobre a discreta relação de Leibovitz com a também fantástica ensaísta Susan Sontag, que morreu em dezembro de 2004 devido a uma leucemia.
Em Annie Leibovitz – A vida através das lentes, podemos ver as características bem marcantes da fotógrafa, como sua forma excepcional de misturar luzes naturais com artificiais e por possuir um estilo singular de fotografar famosos. É, com certeza, uma das maiores retratistas dessa geração. Traz grandes cenas tanto sobre o processo criativo e o lado profissional de um nome tão importante dessa arte, como também se aprofunda em questões pessoais. Está disponível gratuitamente no Youtube: