Em 20 de maio de 1521, na Espanha, durante a batalha de Pamplona, Inácio de Loyola sofreu um ferimento que causou uma profunda transformação em sua vida. E é a partir da celebração dos 500 anos desse acontecimento que nasce a obra A caminho com Inácio.
Nesse livro, o jornalista Darío Menor apresenta uma longa e densa entrevista com Pe. Arturo Sosa, um dos sucessores de Santo Inácio de Loyola, atual Superior Geral da Companhia de Jesus, na qual discorre sobre como a experiência de conversão e reconciliação de Santo Inácio de Loyola pode nos ajudar a refletir sobre a realidade do mundo de hoje.
A experiência de Inácio é apresentada como inspiração para aprofundar a necessária mudança de qualquer pessoa, grupo ou instituição que queira ser audacioso no mundo de hoje. É necessário ter coragem para enfrentar um caminho incerto e com riscos que nem sempre estamos dispostos a correr. “Queremos uma igreja que nos leve a ser mais políticos, cidadãos melhores, ocupando-nos dos outros e do bem comum. Por isso, falamos tanto de justiça, reconciliação e paz”, diz Pe. Arturo Sosa, SJ, no livro. O título deste livro, A caminho com Inácio, é um convite ao leitor para se tornar um peregrino, percorrendo o mesmo itinerário de Santo Inácio de Loyola, deixando-se guiar pelo Espírito, com um olhar limpo, reconhecendo nos outros seres humanos e na natureza a presença do Senhor, que o chama a renovar todas as coisas. O livro, ao final de cada capítulo, convida a uma reflexão e apresenta um breve roteiro de oração e interiorização.
Livro: A Caminho com Inácio
Edições Loyola 2021