GASDA, Élio Estanislau (org.).

Petrópolis: Vozes; Goiania: Editora PUC/Goiás, 2012. 310 páginas.

 

Na origem deste livro está o grande impulso dado pelo Concílio Vaticano II (Dei Verbum) na redescoberta da Palavra de Deus, retomado no pontificado de Bento XVI na Verbum Domini - Exortação apostólica pós-sinodal sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja (2010). É, também, uma homenagem a Johan Konings, um dos grandes expoentes dos estudos bíblicos do Brasil, por ocasião de seu 70º aniversário natalício. Seu itinerário intelectual está marcado pelo serviço à Palavra de Deus.

 

Este livro é uma rigorosa seleção de textos que, partindo da Palavra de Deus, abordam os diversos campos de estudos da teologia: Exegese Bíblica e Hermenêutica, Teologia Fundamental, Cultura e Revelação, Liturgia e Espiritualidade, Ética e Pastoral. A originalidade desta abordagem plural manifesta como a Palavra de Deus vai ganhando sentido vivo e atual pelo espírito à medida que é interpretada com vistas ao mistério da salvação revelado pela própria “Palavra”.

 

A profundidade dos textos é uma amostra concreta de como a leitura atenta e respeitosa da Palavra de Deus enriquece a fé e a práxis do ser cristão (Johan Konings). Em poucas obras desta índole se encontra uma combinação de autores tão qualificados pertencentes à diversas áreas da teologia, oriundos de distintas instituições acadêmicas. Neste sentido, o livro oferece uma contribuição imprescindível para a Igreja, cujo foco deve ser sempre o Verbo Encarnado, manifestado ao mundo de forma definitiva: Toda a Escritura divina encontra em Cristo a sua realização.

 

 

Equipe do Centro Loyola

01.08.2012