Editora PUC-Rio - Loyola

Autor: Benjamim González Buelta sj

2013

 

 

Contemplar a realidade com novos olhares para descobrir a essência da vida, a fim de refletir a imagem de Deus. É o que defende Benjamín González Buelta SJ no livro Ver ou Perecer: mística de olhos abertos, publicado pelas editoras PUC-Rio e Loyola.

 

Buelta, padre jesuíta espanhol que reside em Cuba, instiga seus leitores a experimentem uma outra visão da realidade, de olhos abertos, para que descubram novas possibilidades de sentir Deus em um mundo tão fragmentado e difícil como o de hoje. Ver ou Perecer mostra a pedagogia deste olhar superando a cultura do negócio, da diversão, do desencanto ou da queixa.

 

Na primeira parte da obra é apresentado o desafio da aproximação contemplativa à realidade nesse mundo globalizado. Na segunda, aborda-se um itinerário contemplativo dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que ajudam a perceber a presença e a ação de Deus na realidade. Uma presença divina que, de acordo com o autor, deve ser experimentada de uma maneira mais profunda e viva que os nomes de santos colocados nas esquinas das ruas ou as estátuas de pedra nas fachadas das catedrais.

 

“Não há possibilidade de respeitar a realidade sem deixar-se afetar por esta última beleza e força da vida que atravessa os séculos...O místico de olhos abertos se inunda na realidade sabendo que entra na misteriosa criatividade de Deus em cada pessoa e em toda a história...”. Benjamim Buelta sj

 

Uma delícia de livro, recheado por belos poemas!

 

 

Equipe do site

27.03.2013