Belo Horizonte recebeu a primeira grande mostra de Caravaggio da América do Sul. As telas do artista italiano estão expostas na Casa Fiat de Cultura. O ambiente escuro da galeria com focos de luz direcionados aos quadros ajuda a transmitir o clima do Barroco iniciado no final do século XVI, explorado nas pinturas. Caravaggio é famoso pela dramaticidade de sua obra, representando cenas com forte contraste claro-escuro. Os temas trazidos para a mostra são religiosos, exceto o escudo pintado com a imagem da cabeça de Medusa, que se refere à mitologia grega.
Além das 6 telas de Caravaggio, a exposição apresenta 14 pinturas de artistas que o adotaram como fonte de inspiração técnica. Por meio desses outros pintores, é possível perceber a importância de Caravaggio para a História da Arte. Mesmo tendo falecido precocemente aos 38 anos, as pesquisas estéticas iniciadas por ele ecoaram nas telas de muitos outros artistas, fortalecendo o estilo que posteriormente seria conhecido como Barroco. Quem tiver curiosidade pelas minúcias técnicas das pinturas de Caravaggio poderá conferir, também na exposição, alguns estudos feitos por especialistas.
A mostra “Caravaggio e seus seguidores” continua aberta, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. O prazo foi prorrogado para o dia 22 de julho de 2012.
Amanda Lopes
01.06.2012