Exposição CoMciência (virtual)

Viver em 2020 é sentir-se parte de um momento singular de nossa existência no planeta. Nossas narrativas e memórias coletivas são assim construídas, entre macro e micro movimentos históricos.

Iniciamos em junho deste mesmo ano a 2ª edição da Exposição CoMciência, indagando aos artistas, cientistas e pesquisadores, frente à visão de um futuro indefinido e talvez ameaçado, de nossa convivência conjunta nesse enorme ecossistema global, que pudessem nos trazer reflexões e experiências sobre o que seria um ‘presente propositivo’. Suscitamos que arte, ciência e tecnologia, ao agirem de forma integrada, poderiam encontrar uma saída de um limbo global frente à urgência do “agora”.

‘Cristais do Tempo’, como definimos o tema desta edição da exposição CoMciência é um termo da física teórica proposto pelo físico americano Frank Wilczek, que levou nos últimos anos, vários laboratórios de pesquisa a uma busca por comprovar a existência de estruturas atômicas cujas características cristalinas, como a quebra de simetria, acontecem no tempo e não no espaço. Uma espécie de ‘congelamento do tempo” e seu “fatiamento’.

Em uma apropriação simbólica, vimos surgir dos mais distintos lugares proposições artísticas como verdadeiros ‘Cristais do Tempo,’ reorganizando as condições elementares da vida em meio às instabilidades do presente. E a resposta à nossa pergunta proposta aos artistas, cientistas e pesquisadores está no formato de nove diferentes perspectivas trazidas pelas obras apresentadas nesta edição.

A potência da experiência dessas obras deve ser encarada como uma urgência. O encontro com os trabalhos de Bruno Alencastro, Claudia Robles-Angel, Felipe Carreli, Guto Nóbrega, Louise Braddock Clarke, Luciana Ohira e Sérgio Bonilha, Maro Pebo, Penelope Cain e Roberto Santiaguida, é uma convocação ao equilíbrio entre nós e o nosso mundo.

Neste exato instante, enquanto pássaros fogem de queimadas e árvores procuram o que restou de umidade, famílias cruzam desertos, olhares se cruzam entre uma batida e outra do coração em uma busca por um tipo de sincronismo causal.

Vidas confinadas convivem com imagens invertidas do mundo, ao mesmo tempo em que emerge desse lugar particular a capacidade  de narrar a história do universo com o que se tem em mãos. Seres humanos e vegetais ensaiam um diálogo, uma conexão em comum com a biodiversidade , enquanto memórias de séculos de desenvolvimento econômico são descobertos em geleiras tropicais, expondo as ruínas do mundo natural que deixa de existir em forma de degelo.

E nossa relação é bastante íntima com sistemas quase invisíveis, como na produção microbiana e ancestral que nos separa entre a capacidade de gerar vida e deixar de existir. A natureza se reorienta perante o eletromagnetismo e o ruído, despertando em nós a capacidade de construir futuros ou produzir presentes descontinuados.

Neste momento de suspensão, reflexivo e com rotinas alteradas, um “mundo que parou” – ao menos na perspectiva das ações e intenções humanas – trazemos a público um novo capítulo.  A exposição de arte, ciência e tecnologia CoMciência convida você a viver um ‘Cristal do Tempo’ na experiência de um formato híbrido, com obras acessíveis em um ambiente virtual e compartilhando um espaço e um tempo por meio das obras presenciais em exibição.

Curadores
Alexandre Milagres
Tadeus Mucell

Visite a exposição virtual no link: https://2020.programacomciencia.org.br/