REAÇÕES

Exposição individual de Ricardo Lemos

O Centro Loyola recebe a mostra individual do artista plástico Ricardo Lemos. A mostra reúne várias peças produzidas desde 2001 onde elabora sua palheta por meio de técnica pioneira nas artes utilizando-se de reação química sobre metal.

Ricardo Lemos recorre à palavra “reações” para nomear sua exposição; Esta palavra conecta os procedimentos químicos utilizados em seu processo criativo às várias reações emotivas provocadas por suas obras. Reações que compreendem desde as expectativas, olhares e questionamentos dos observadores até sua própria reação como resposta artística ao mundo que o cerca. É preciso, ainda, apropriar-se etimologicamente do termo “re/ações” como ação em sentido contrário, em resposta a um estímulo, a uma força contrária; Ele remete a interações e investidas do fazer artístico na sociedade e no meio ambiente, tema recorrente na obra do artista. Ricardo Lemos nos convida a refletir sobre uma proposta de sustentabilidade permeada de espiritualidade.

Na experimentação da transformação da matéria, onde sua alquimia artística se investe, brota a evidência autoral de Ricardo Lemos que captura o invisível com elegância, sutileza e fé.

Sobre Ricardo Lemos: Natural de Belo Horizonte, nasceu em 1976. Graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – ESCOLA GUIGNARD. Detentor de técnica própria nas artes plásticas, OXI-ARTE, obtém as cores através de reações químicas sobre metal.

Serviço:

Exposição Reações

Centro Loyola - Rua Sinval de Sá, 700 - Cidade Jardim

Data: De 22/11/2019 a 13/12/2019, de segunda a sexta, de 10h às 19h. (Entrada franca).

Informações: 3342-2847.