Caminhar em direção à luz será sempre o rumo certo. Quem voltar as costas à luz seguirá sempre a sua própria sombra, rumo à maior das escuridões.

Mas que luz é esta que devemos buscar? Aquela que nos permite ver melhor o que são as pessoas e as coisas para além da sua aparência. A verdade ilumina. Na penumbra, as obras de um santo não se distinguem das de um malvado. É a luz que faz ver, porque sem ela, ainda que os olhos estejam em perfeitas condições e as coisas bem diante deles… nada se verá.

Quem foge da luz senão aqueles que se envergonham do que são? A verdade revela os defeitos com a mesma nitidez que celebra as perfeições. Só quem não tem fé em si mesmo, nem busca mais do que já, se permite a não ver aquilo em que pode ser melhor. Quem se emprega a corrigir as incorreções que a luz da verdade lhe mostra está no bom caminho.

Entre ti e a luz haverá sempre obstáculos que, roubando-te a luz, derramarão sobre ti a sua sombra. Não desanimes, porque uma grande sombra é um sinal claro de uma grande luz.

Cuidado para não te deixares enganar pelos brilhos que são apenas reflexos de uma luz que não é sua nem está ali, está no lado oposto.

Subir ou descer? É no alto da montanha que se está mais perto do céu. Quem se eleva aperfeiçoa-se. Muitos são os sacrifícios que são pedidos aos que sobem. Por vezes, o chão, de tão íngreme, parece uma parede que nos aconselha a voltar para trás.

O caminho de cada um de nós constrói-se a cada passo, não existe antes de nós o fazermos. Todos os caminhos que decidimos não criar, não existem na realidade, apenas nos sonhos de quem não os criou.

Ser livre é só isso: cumprir o dever de fazer o seu caminho. Nos dias em que não andamos para diante, não vivemos… apenas demoramos.

José Luis Nunes Martins

In: imissio.net 15.09.23