A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21.

 

Autor: Renold J. Blank

Editora Paulus

168 páginas

 

 

Bom livro para ler ou reler nestes novos tempos para a Igreja. O autor analisa a realidade do laicato na sociedade atual e mostra que o leigo na verdade não é mais “leigo”,  é sujeito da própria vida e quer agir na Igreja como protagonista.

O livro possui cinco capítulos, com linguagem fácil e esquemática, a saber:

I - "A tecno-metrópole informatizada e o seu produto mais recente: uma Igreja desafiada por um leigo que não é mais leigo";

II -  "Os três obstáculos estruturais que se opõem a um verdadeiro protagonismo do leigo";

III - "Análise estrutural e conjuntural das três exigências para um verdadeiro protagonismo do leigo";

IV - "Obstáculos pessoais e estruturais que dificultam uma integração plena de todos os fiéis";

V - "O ideal de uma Igreja que no seu meio superou toda e qualquer dicotomia".

 

A classificação dos leigos em cinco categorias (estereótipos): ovelhas, consumidores, emancipados, resignados e revoltados (cf. p. 67) - não deixa de provocar a nossa reflexão sobre o papel dos leigos na Igreja.

 

Diz o autor sobre o livro:

 

“Quando escrevi o presente livro, alguns dos meus amigos me desaconselharam muito a publicá-lo. “É perigoso”, diziam. “A Igreja não permite e não aceita tais reflexões.” Assim, eles me advertiram. Não posso acreditar naquilo que os meus amigos disseram. Tenho de minha Igreja uma imagem nobre demais para ter medo. Ela é para mim aquilo que a água é para o peixe; e mais de 25 anos de trabalho nela me ensinaram a respeitá-la e a amá-la. Foi nesses anos que conheci a sua vitalidade. Vitalidade que a torna capaz de se transformar. Vitalidade que lhe permite realizar sempre novas reformas. Vitalidade mantida por um Espírito que se manifesta como Espírito transformador de Deus. Esta Igreja é capaz de mudar. E ela é capaz também de ouvir propostas que questionam. Ela não só é capaz de ouvi-las, mas também de concretizá-las. Esta Igreja, que amo e pela qual estou entusiasmado, é capaz também, hoje, de ser a grande proposta alternativa para o futuro deste mundo, como tantas vezes ela o foi no passado”.

 

RENOLD J. BLANK é licenciado em Letras, doutor em Filosofia e em Teologia. Leciona Escatologia, Teologia da Revelação e Antropologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), no Centro Latino-Americano de Parapsicologia, em São Paulo, e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

 

 

Equipe do site

15.03.2013