O Pai-nosso aberto a crentes e não crentes.
Autor: José Tolentino Mendonça
Edições Paulinas, 2013.
“Qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus é o Amor. O nosso único dever é o Amor. E, quando a gente diz: “Seja feita a vossa vontade”, sabe de antemão que isso significa: “Seja cumprido, atualizado, redesenhado o Amor”.
Estamos diante de um livro lindo! Além de profundo, poético, leve, é um livro para contemplar e meditar... O autor, que é padre e poeta português, nos coloca diante das grandes belezas-verdades da essência do cristianismo e da existência.
Veja abaixo parte da apresentação do livro:
Com este livro, José Tolentino Mendonça enfrenta um desafio corajoso e difícil: dirigir-se a crentes e a não crentes com as palavras do Pai-Nosso, a oração cristã por excelência, a que Tertuliano chamava "compêndio do Evangelho". O Autor capta no Pai-Nosso uma luz para o humano enquanto tal, uma direção para o seu caminho, enquanto ser humano, ainda antes das suas crenças e das suas pertenças confessionais.
A ideia que torna possível semelhante propósito é a de que esta oração exprime de tal modo a humanidade do homem que cada ser humano pode encontrar-se representado no Pai-Nosso. Nesta vontade de dirigir-se também aos não crentes há a madura convicção de que Jesus é "mestre de humanidade", de que o humano é espelho do divino, de que o ser humano é imagem de Deus e de que tudo o que é humano diz respeito ao próprio Deus.
Esta abertura ao outro - e também àquele que não pode, ou não consegue, ou não quer crer - produz um efeito de essencialidade e de simplicidade no olhar do autor, cuja visão da vida e da fé cristã emerge amplamente deste livro.
O autor percebe a dimensão universal do Pai-Nosso, onde a universalidade tem de confrontar-se com o fato de que cada ser humano é um filho. Cada ser humano tem uma interioridade, é um ser de desejo, precisa de pão e de perdão, luta contra o mal, habita aquela terra que, na ótica da encarnação, já não é o lugar que o separa de Deus, mas o único lugar do encontro possível entre o homem e Deus. Pela sua originalidade, está obra interessa a um amplo leque de leitores desejosos de viver, de modo mais autêntico, os valores humanos e cristãos.
Equipe do site
15.06.2013